O Programa Roda de Mulheres nasceu do desejo de levar atividades de autoconhecimento, por meio da arte, para mulheres com pouco ou nenhum acesso a trabalhos terapêuticos. Assim, em 2004, um grupo de mulheres, artistas e terapeutas reuniu-se em encontros para criar a metodologia que seria aplicada junto a grupos de mulheres de baixa renda do Distrito Federal.
O programa teve início em 2005, visando estimular o compartilhamento de experiências entre mulheres de uma mesma comunidade, fortalecer vínculos sociais e afetivos e contribuir para a saúde integral da mulher em seu aspecto biopsicossocial. As atividades fazem uso de meios expressivos e artísticos com bases na arteterapia.
A arteterapia, assim como as demais terapias, pretende colaborar na forma como as pessoas elaboram a compreensão de si mesmas e do seu lugar no mundo. O diferencial é que isso ocorre por meio de linguagens artísticas, como artes plásticas, teatro e dança, colocando o sujeito em contato direto com sua liberdade criativa e suas emoções.
Como a mente humana é simbólica e se move em eterna criação de imagens – que vão constantemente brotando, transformando-se e ressignificando o nosso existir –, a proposta da arteterapia é justamente a vivência dessas imagens, permitindo sua expressão.
O programa é dividido nas seguintes ações:
• Oficinas Roda de Mulheres
• Vivências Roda de Mulheres
• Curso de formação para Multiplicadoras Roda de Mulheres
• Atividades de Suporte e de Formação Continuada para multiplicadoras Roda de Mulheres.
O que é?
Programa Roda de Mulheres

ARCANA
Instituto de Arte & Desenvolvimento Humano
